Preciso saber nadar para mergulhar? Descubra agora!

Você sabia que muitos esportes aquáticos não exigem que você saiba nadar? Essa é uma dúvida, aliás, muito comum quando pensamos em mergulho no mar: preciso saber nadar para mergulhar? Se você também tem essa curiosidade ou simplesmente não sabe responder, não se preocupe que neste artigo você vai descobrir, então boa leitura!!

Preciso saber nadar para mergulhar?

Saber nadar não é uma exigência para a prática do mergulho autônomo recreativo, ainda que você vá ficar a alguns metros submerso na água, ou seja, a resposta é não, você não precisa saber nadar para mergulhar. Lembre-se de que, no mergulho, a gente respira debaixo d’água, utilizando um cilindro de ar comprimido e o respirador, então não se preocupe que você não vai se afogar.

preciso saber nadar para mergulhar
não é preciso saber nadar para mergulhar

Como você está sabendo agora, essa questão de “preciso saber nadar para mergulhar” é um mito, pois na água, quando se está mergulhando, o que importa é a flutuabilidade. Você não precisa fazer movimentos bruscos e nem se preocupar de ir afundando, mas é feito um treinamento em águas confinadas para que você entenda como flutuar e, assim, mergulhar com toda tranquilidade e aproveitar o passeio.

Natação e mergulho: entenda a diferença

Na verdade, não há correlação entre natação e mergulho a não ser que se tratam de esportes aquáticos e isso é tudo. Nadar é o ato de nos mantermos acima da água e como o mergulho é feito debaixo d’água, tecnicamente não precisamos saber nadar. O mergulho é feito em um estado que chamamos de flutuação neutra, o que significa que não flutuamos nem afundamos, ou seja, eu não preciso saber nadar para mergulhar.

Ao mergulhar pela primeira vez, é comum sentir um pouco de medo, afinal de contas você vai respirar debaixo d’água, o que é super emocionante, estimulante e simplesmente uma das experiências mais fascinantes que você terá em toda a sua vida. Mas este medo é muito fácil de superar, pois a incrível vida marinha geralmente ajuda com isso – não há nada como uma interação próxima com a fauna e flora marinha para distrair sua mente do fato de que você está respirando debaixo d’água.

Vem mergulhar com a Mundial Scuba!

Agora que você já sabe que não é preciso saber nadar para mergulhar, nossa escola de mergulho em Salvador te convida para se aventurar mar adentro com orientadores certificados e que dominam não apenas a arte do mergulho como também sabem nadar. Sendo assim, você poderá se divertir com toda segurança e sem medo, pois terá sempre ao seu lado uma equipe de mergulhadores competentes e capacitados para lhe orientar e tornar essa grande aventura real para você também.

Aproveite que o réveillon se aproxima e experimente você também um esporte que tem ganhado cada dia mais adeptos e, após o seu mergulho de batismo, as chances de você querer repetir a experiência são muito grandes, você vai ver! Venha nos visitar ou, se preferir, entre em contato pelo telefone fixo ou por mensagem diretamente no whatsapp da Mundial Scuba, a melhor operadora de mergulho em Salvador, Bahia!

Relacionados

onde ir no feriado 7 de setembro
Blog

Onde ir no Feriado 7 de setembro

Feriados são sempre bem-vindos, não é mesmo? E se der pra emendar com o final de semana, melhor ainda. Hoje a Mundial Scuba vem bater

mergulho na praia
Blog

Mergulho na Praia (com Cilindro)

Você sabe, a América do Sul conta com praias lindas, destinadas à prática de esportes aquáticos variados ou simplesmente para um banho de mar. Em

Open chat