O que tem no fundo do mar?

Você sabe o que tem no fundo do mar? Um dos maiores mistérios para o homem é o que tem no fundo dos oceanos. Para se ter uma ideia mais homens pisaram na lua do que foram até as partes mais profundas dos oceanos. A verdade é que pouco sabemos sobre as espécies de fauna e flora que habitam essas extremas profundidades.

Profundidade “gigantesca”

Enquanto estamos observando o mar em um dia na praia não compreendemos a sua dimensão e extensão. O ponto mais profundo dos oceanos é a fossa das Ilhas Marianas, situada a cerca de 2.500 km a leste das Filipinas, no Oceano Pacífico, com sua parte mais fundo com 11.500 km abaixo da superfície do mar.

Recorde de Mergulho

O mergulho com maior profundidade pertence ao oceanógrafo Jacques Piccard e ao tenente da marinha Donald Walsh que a bordo de um submersível chamado Triest I, no dia 23 de janeiro de 1960, chegaram a 35.800 pés, o que equivale a aproximadamente 11 mil km.

Alguma “coisas” que já foram encontradas em um mergulho

Em um mergulho com profundidade de 93 metros foi encontrado o Transatlântico RMS Lusitânia que naufragou na costa irlandesa no ano de 1915. A embarcação tinha 240 metros de comprimento de maneira que se estivesse na vertical ficaria com parte acima da superfície.

O mergulhador Emeric Benhalassa, quando visitou Bali, em um de seus eventuais mergulhos, ficou frente a frente com um animalzinho bem estranho. A criatura parecia mais um ser alienígena. A espécie, que é bem semelhante a uma lesma, é conhecida como nudibrânquio. Essas criaturas são do tamanho de uma mão. E suas cores variam entre verde e amarelo-marrom. O mergulhador, durante o encontro, conseguiu capturar o comportamento alimentar do animal. Um comportamento raramente visto.

A bióloga Lizzie Daly estava mergulhando na costa da Cornualha, no Reino Unido, quando uma água-viva gigante emerge da escuridão. A raríssima medusa da espécie barril é considerada comum em termos de conservação. Mas, isso não significa que o animal seja fácil de encontrar. A espécie têm oito braços, que são cobertos por tentáculos pontiagudos. A medusa pode medir até 90 centímetros de diâmetro e pesar até 35 quilos.

Em 2017, um mergulhador viveu uma experiência pra lá de estranha na costa da Austrália. Ele encontrou tubo translúcido altamente brilhante. Ele pensou que era um animal estranho, mas era um ninho de uma lula, forrada de ovos.

Existem vários outros itens e animais que foram encontrados nos mares. O que existe no fundo do mar é um mistério.

Aproveite e já reserve seu mergulho com a Mundial Scuba. Instrutores credenciados, equipamentos revisados, e toda uma infraestrutura preparada para recebê-lo(a). Aulas de mergulho em Salvador, para iniciantes, curso básico e avançado.

Relacionados

Curiosidades

O que tem no fundo do mar?

Você sabe o que tem no fundo do mar? Um dos maiores mistérios para o homem é o que tem no fundo dos oceanos. Para se ter uma ideia mais homens pisaram na lua do que foram até as partes mais profundas dos oceanos. A verdade é…

Bora marcar um mergulho?!