Equipamento de Mergulho Autônomo

Ao pensar em um mergulhador, provavelmente você visualiza alguém com máscara de mergulho, nadadeiras “pé de pato” nos pés, e com cilindro de ar nas costas, certo? Bom, neste conteúdo, você vai conhecer o equipamento de mergulho autônomo completo e o nome dos acessórios utilizados para mergulhar!

Equipamento de mergulho autônomo

A autonomia dos mergulhadores no mar só é possível devido ao uso do aparelho de respiração subaquática SCUBA. Se você é iniciante ou apenas curioso sobre o assunto, confira agora qual equipamento de mergulho autônomo usar para prosseguir com a prática deste esporte de aventura.

Roupa para mergulho

Devido à profundidade atingida no mar e duração da atividade, você precisa manter sua temperatura. O calor corporal é facilmente perdido pela água fria à medida que você vai mergulhando mais fundo.

O primeiro equipamento de mergulho é a vestimenta, que pode ser:roupa de mergulho

  • Roupa de neoprene, no caso de mares quentes e frios
  • Roupa semisseca, destinada ao mergulho em águas pouco frias de até 20°
  • Roupa seca para mergulho em águas muito frias

Além de ajudar na flutuabilidade, esse traje de mergulho em neoprene também diminui o risco de você se machucar ou que algum animal marinho venenoso lhe causa algum dano.

Cinto de lastro

É um equipamento de mergulho autônomo indispensável que regula seu peso dentro d’água. Feito de chumbo, o cinto de lastro auxilia durante o deslocamento debaixo d’água, impedindo que você retorne contra a sua vontade à superfície.

Colete equilibrador

Vista a função do cinto de lastro, o colete equilibrador serve para que você atinja a flutuabilidade neutra (você não afunda nem boia), sendo acoplado com o cilindro de ar. Quando inflado, proporciona o movimento de flutuação e, ao ser desinflado, essa ação é cortada imediatamente oferecendo maior controle de mobilidade.

Cilindro de ar comprimido

Além de proporcionar melhor mobilidade ao mergulhador, o cilindro de ar é responsável por sua respiração enquanto submerso, sendo ele o mais importante equipamento de mergulho autônomo. No cilindro não se encontra apenas oxigênio puro, mas sim o ar com todos os elementos que respiramos no dia-a-dia.

Reguladores de ar

Para ter acesso ao ar comprimido no cilindro, é necessário um equipamento de mergulho autônomo acoplado: o regulador de ar de primeiro e de segundo estágio. Ele é uma espécie de armação de uma mangueira que, quando encaixado no cilindro, permite que você defina a pressão de ar recebida na boca.

Caso ocorra algum problema técnico, é imprescindível que você tenha uma fonte alternativa de ar. Neste caso, se trata do acessório de emergência Octopus, comercializado na cor amarela.

Aqui na Mundial Scuba, escola de mergulho em Salvador, você mergulha na praia do Porto da Barra e em pontos de naufrágio com segurança e muita diversão. O melhor de tudo é que temos o equipamento de mergulho completo, devidamente higienizado, e revisado periodicamente!

Bora marcar um mergulho?!