Quanto tempo um ser humano consegue prender a respiração debaixo d’água? Bom, na apneia de mergulho depende de cada pessoa, mas o importante é sempre respeitar seus limites.
Tem gente que prende o ar por 1 minuto e já acha muito. Outros suspendem a respiração por 2 minutos e, às vezes, até mais do que isso!
Entenda como funciona a apneia na água, um esporte radical que desafia a lógica e explora as habilidades mais desconhecidas da fisiologia humana.
O mergulho por apneia é um esporte de aventura que reúne um número considerável de adeptos.
O termo apneia significa sem ventilação aérea nos pulmões: “a” é um prefixo que indica ausência, e “pneia” remete à respiração pulmonar (como em “pneumonia”).
A apneia de mergulho nada mais é que reter o ar nos pulmões, ou seja, pegar bastante fôlego, e mergulhar sem equipamento algum.
O mergulho com apneia é, na verdade, uma modalidade esportiva . Além de ter praticantes profissionais com recordes impressionantes, possui também adeptos entre os “amadores”.
Elas aumentam a qualidade da respiração e, consequentemente, a resistência. As técnicas de apneia para mergulho são interessantes a todos os atletas, especialmente os que praticam modalidades esportivas aquáticas.
Se você deseja praticar o mergulho livre em apneia por hobbie, entre amigos ou com a família, não se preocupe! Não é necessário que você fique 20 minutos debaixo d’água contando apenas com o ar dos pulmões.
O mergulho sem cilindro de ar comprimido deve ser treinado, de modo a respeitar seus limites e não colocar sua vida em risco.
O mergulho com apneia é uma prática esportiva cujos números surpreendem até os mais ousados.
A recordista mundial, a brasileira Karol Meyer, mergulhou 100 metros em apneia no mar. Já a marca que a colocou no Guiness Book foi nada menos que 18 minutos e 32 segundos embaixo d’água!
Mas cada uma dessas conquistas ocorreu em uma modalidade diferente do mergulho de apneia. Por isso, é preciso distinguir entre cada uma delas:
Estática: o mergulhador permanece em uma mesma posição enquanto mergulha.
Dinâmica: nesta modalidade, é avaliada a distância que o atleta percorre.
Apneia sprint 25 x 50m: o mergulhador percorre de 25 a 50 metros, vencendo quem finalizar no menor tempo. Portanto, a velocidade de locomoção embaixo da água é fator fundamental.
Lastro constante: sem o auxílio de um cabo guia, o atleta submerge o mais profundo possível.
Mergulho livre: o mergulhador desce o máximo possível, com o auxílio de um cabo guia.
Como podemos ver, há vários tipos de mergulho de apneia. Cada um oferece desafios diferentes e desperta o interesse tanto de adeptos quanto de torcedores do mundo inteiro.
Agora que você sabe um pouco sobre esse esporte tão peculiar, venha para a Mundial Scuba! Nossa escola de mergulho em Salvador te ensina a mergulhar sem equipamento de maneira divertida e profissional!